Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de agosto de 2011



“Filho, faça o que o seu pai diz e nunca esqueça o que a sua mãe ensinou.” Provérbios 6: 20

Os nossos pais foram pessoas escolhidas por Deus para nos instruir, eles são as lideranças dos nossos lares, o Senhor os usa para que eles possam nos ensinar o que há de melhor.

Uma grande parcela dos jovens acha que são “donos dos seus narizes”, que podem viver conforme a sua vontade, mas as coisas não funcionam bem assim. Devemos sempre respeitar pai e mãe, apesar de algumas vezes não concordarmos com as suas opiniões.

Mas como agir quando os meus pais não me deixam fazer o que eu tenho vontade? Gritar, chorar, se jogar no chão? Não! Por mais que a nossa vontade seja contrária à deles, devemos sempre obedece-los, tudo o que eles falam é para o nosso bem, e o Senhor fala através deles. Eles por possuírem experiência, sabem as coisas que os filhos estão vulneráveis por ainda não ter maturidade e quem dirá Deus que criou o céu e a terra.

Quem nunca desobedeceu aos seus pais por algum motivo e depois chegou à conclusão que eles estavam com a total razão? Isso já deve ter acontecido com a maioria dos jovens, e depois nos questionamos: “Por que eu não obedeci aos meus pais?”. É melhor ouvirmos e fazermos o que eles dizem, para mais tarde não sofrermos com as conseqüências da desobediência.

Mas, e se os meus pais não for um exemplo de vida para mim? Todos nós somos seres humanos e não somos perfeitos, os nossos pais também falham, porém o nosso pai celestial é perfeito e nunca falha. Ele está conosco todos os dias das nossas vidas e nunca nos abandonará, devemos sempre obedecer a Deus.

A melhor maneira de sabermos o que o nosso papai do céu quer para nós, é buscar a sua presença, lendo a bíblia e conversando com ele todos os dias, expondo as nossas dificuldades, pois ele nos ama de tal maneira que sempre está disposto a nos ajudar.

Deus te abençoe.

...Senhor, volta o coração de meu filho para ti


Discipline seu filho, e este lhe dará paz. (Provérbios 29.17)


Deus, volta o coração de meu filho para ti. Que ele aja de modo que te agrade e que aprenda-a identificar e confrontar o orgulho de confessar esses pecados, a arrepender-se deles e não se sentir à vontade com eles. Ajuda-o a descobrir a beleza e a simplicidade do espírito humilde e obediente e a andar submisso a ti.


.....Senhor, volta o coração de meu filho para ti

terça-feira, 16 de agosto de 2011

A conexão de Deus conosco

"Leia Gênesis 1.26-27 "26-Então disse Deus: façamos o homem á nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão.27-Criou Deus o homem a sua imagem, á imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou."

Reflita:"então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente". (Gênesis2.7)

Deus criou o universo por meio da palavra. Ele determinou ás estrelas e aos planetas que existissem. Formou o mundo simplesmente proferindo ordens. Iniciou o processo de criação a partir do anda. com a presença do Espírito Santo e pela ação de sua palavra, a criação ocorreu. Deus produziu ordem, luz, vida e beleza a partir do caos e da escuridão. ele disse: "Haja...." e aconteceu.
Então, Deus se envolveu pessoalmente na tarefa de fazer o ser humano. Alguns textos das Escrituras descrevem-no como "oleiro" e os seres humanos como "barro" (Isaías 64.8), fazendo-nos pensar em nosso Pai celestial curvado sobre uma roda de oleiro, formando figuras de barro conforme o desenho que tinha em mente para suas criaturas. O toque final foi soprar em nós o fôlego de vida. ele tornou-se pessoal, desde o princípio.
Deus, no entanto, não se deteve aí. O ato de soprar-nos fôlego concedeu-nos também a capacidade de falar. O mesmo ato de respirar que nos mantém vivos é o que usamos para nos comunicar. Respiramos para falar (e em alguns idiomas é preciso até inspirar). Somos portadores da imagem de Deus (1:26-27). Respiramos e falamos graças ao fôlego que ele nos concedeu. Devemos reverenciar o privilégio que temos de usar o fôlego de vida para falar com nosso Criador.
Fomos feitos para nos comunicar com nosso Oleiro. Embora, de início, talvez não possamos fazê-lo muito bem, ainda assim ele quer nos ouvir. Do mesmo modo que nos alegramos quando nossos bebês emitem os primeiros sons, nosso Pai celestial também se alegra quando ouve o som das palavras quem um de seus filhos lhe dirige.
Sussurre uma oração a Deus com frequência. Se as palavras não lhe vierem á mente naquele momento, comece dizendo "obrigada". Pronuncie essa palavra pausadamente e, então, acrescente "por....", até que os diferentes modos de terminar essa sentença comecem a fluir. Á medida que o fizer, vai compreender que pode usar o tempo de inspiração (em que inala o ar) para refletir sobre as palavras seguintes e o de expiração (em que solta o ar) para expressar seu agradecimento. Voltemo-nos completamente para o primeiro sopro do primeiro ser humano. Você e eu fomos feitos para essa união com Deus. Conceder-nos o "fôlego de vida" é a conexão de Deus conosco; orar é nossa conexão com Ele.




Obrigada, Senhor, por tua admirável criação. Eu te adoro como meu Criador e agradeço por me criares á tua imagem. Amém


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Liderança com espírito de servo


A autoridade é uma responsabilidade a ser assumida com humildade e não um direito a ser exigido com orgulho. Como definida nas Escrituras, é a primeira atribuição do marido durante o ato da criação, como parte da perfeição antes da queda. O homem foi criado primeiro (Gn.2.7), e a mulher foi criada para ser auxiliadora, de forma que ele não estaria sozinho em seu domínio sobre o mundo (Gn.2.18). Ela sempre foi parte do plano de Deus para ser companheira do homem, dando continuidade ás gerações e fazendo o trabalho dado por Deus (Gn.1.26-28). Isso é verificado mais tarde, quando Adão é responsabilizado pela desobediência á ordem dada pelo próprio Deus, com relação ao fruto proibido (Gn.2.15-17;1Tm.2.14). Eva somente soube dessa ordem por meio de seu marido.
Mais tarde, o apóstolo Paulo esclareceu de que forma a liderança foi estabelecida, quando reiterou a ordem da criação e declarou que a mulher foi criada para o homem e não vice -versa (1Co.11.2-12). Paulo não apelou para a maldição que sobreveio sobre o homem nem para a queda a fim de justificar a liderança do homem em vez disso, apelou para o ato e o propósito da criação da mulher antes da queda.
O casamento foi planejado por Deus, antes que houvesse qualquer atividade criadora, para ser um retrato do relacionamento dele com seu povo e o padrão do relacionamento entre Cristo e a Igreja. A queda introduziu o pecado, distorcendo o relacionamento entre marido e esposa: a amorosa liderança servil foi substituída por tirania e ambição pelo poder ou por indiferença e má vontade em oferecer liderança espiritual.
Na liderança bíblica, o marido recebe a atribuição de ser o primeiro responsável pela busca da semelhança com Cristo, de servir e de liderar o lar (Ef.5.22-29). Da esposa espera-se que retribua a liderança do marido com honra e afirmação (Ef.5.21-22,33;1 Pe.3.1-4). É necessário haver equilíbrio entre liderança e atitude de serviço. Nosso Senhor é o padrão para tal tipo de liderança. a disposição de servo em Jesus não anulou sua liderança. Sua atitude aos ervir definiu sua liderança (Lc.22.26;Hb.13.17).
A liderança não deveria meramente indicar quem faz o quê, mas sim ser ponto de partida para se atingirem os objetivos de uma família de maneira ordenada. O marido não é Cristo; no entanto, deve encorajar sua esposa e filhos a submeterem-se a Cristo e a dependerem dele.
O marido deve liderar sua esposa num companheirismo que glorifique a Deus. com uma liderança amorosa, o marido humilha-se para suprir as necessidades da esposa amando, sustentando e cuidando dela como um tesouro (Ef.5.25-29;1Pe3.7).


Oremos para que nossos esposos sejam assim, fieis seguidores de Cristo em tudo....(minha citação)

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Uma mulher de fé hesitante

"61- então,s e levantou Rebeca com suas moças e, montando os camelos, seguiram o homem. O servo tomou a Rebeca e partiu. 67- Isaque conduziu-a até à tenda de Sara, mãe dele, e tomou a Rebeca, e esta lhe foi por mulher. Ele a amou; assim, foi Isaque consolado depois da morte de sua mãe. Gênesis 24.61;67"

Rebeca, certamente, figura entre as jovens mais atraentes da Bíblia. É descrita como pura e bela (Gn.24.16), cortês e prestativa (v.18), trabalhadora (v.19-20), hospitaleira (v.25), bem como responsiva e confiável (v.58). Foi escolhida como pretendente de Isaque.
Os laços familiares eram bem próximos, pois a primeira reação de Rebeca foi contar a todas as mulheres em casa tudo o que havia acontecido em seu encontro no poço (v.28). Ser escolhida como noiva para um parente rico era, sem dúvida, considerado uma benção de Deus. Seu pai e irmão sabiam que isso vinha de Deus (v.50), mas era ela quem deveria resolver deixar a casa, refletindo a autonomia da qual as mulheres jovens desfrutavam na cultura de seus dias (v.57-58).
Rebeca ofereceu-se para fazer um serviço simples (v.19), que lhe abriu as portas para um destino grandioso preparado por Deus para sua vida por meio de suas responsabilidades diárias. Sua coragem e fé a motivaram a aventurar-se saindo de um ambiente familiar e de perto dos amigos para algo desconhecido (uma vida nova em terra estranha).
Deus recompensou a fidelidade de Rebeca com um casamento monogâmico, que começou com romantismo e afeição (v.67;Gn.26.8). Em resposta á oração de Isaque pela fertilidade da esposa, Deus retirou sua esterilidade com o nascimento de gêmeos: Esaú e Jacó (Gn.25.21).
Anos depois, a fraqueza de Rebeca evidenciou-se particularmente em dois aspectos; na falta de reverência e de respeito por seu marido e por sua liderança e na demonstração de favoritismo com relação a seus filhos, o que trouxe rivalidade, engano e brigas para seu lar (Gn. 25.28). A fé corajosa que Rebeca demonstrou quando jovem vacilou, e ela tomou em suas mãos o direcionamento do futuro de seus filhos. Talvez seu discernimento sobre seus filhos a fazia reconhecer Esaú como mundano e aventureiro (Gn.26.34-35) e Jacó como possuidor de maior potencial e sensibilidade espiritual (Gn.25.31). Talvez, ainda, por sua própria afinidade com relação a um dos filhos (Gn.25.28) ou por uma forte fé no plano revelado de Deus (Gn.25.23) tenha sido motivada a enganar Isaque.
De qualquer forma, enganar seu marido não tinha desculpa, e o exemplo tão pobre que deu a seus filhos foi, de longe, uma tragédia (Gn.27.12-13). Mesmo que sua motivação tenha sido pura, suas ações foram erradas. Pagou um amargo preço vivendo seus últimos anos longe do filho, cuja presença desejava tanto, e em um relacionamento quebrado com o marido, que a amara com devoção.


As vezes fazemos escolhas que não são certas, devemos ter a direção de Deus, e nunca escolher um filho como preferido (a), devemos amar a todos de igual modo assim como Deus nos ama. Rebeca escolheu um dos filhos e depois sofreu, pois acabou ficando sem ele, não confiou no que Deus lhe disse, a promessa tem que ser esperada com calma e paciência no Senhor e difícil mas não impossível, se Deus lhe fez uma promessa sobre a vida de seu filho (a) aguarde, mas saiba que Deus sabe de tudo, até do futuro do seu filho pois nada fica em oculto aos olhos do Senhor. Esperemos com paciência no Senhor as suas promessas em relação aos nossos filhos. (minhas palavras)

A esposa


"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á." Mateus 7.7-8


Senhor, oro para que o compromisso que eu e meu marido temos contigo, assim como o que temos um com o outro, cresça e se torne mais forte a cada dia. Capacita-o a ser o cabeça de nosso lar, como tu determinaste, e mostra-me como apoiá-lo e respeitá-lo em sua condição de liderança na família.
Revela a mim o que ele quer e precisa, e mostra-me os problemas potenciais antes que eles se concretizem. Faz de mim uma nova pessoa, Senhor. dá-me uma nova perspectiva, um olhar positivo sobre o que me cerca e um relacionamento renovado com o homem que o Senhor me concedeu.
Ajuda-me a vê-lo com novos olhos, um novo encantamento, um novo amor, uma nova compaixão e uma nova aceitação. Concede a meu marido que eu seja uma mulher renovada.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Vivendo pela fé


"Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé como está escrito "O justo viverá pela fé"." Romanos 1.16-17


Há uma velha briga, uma rixa tão antiga que começo já na Igreja primitiva. ela foi denunciada tanto pelo apóstolo Paulo quanto pelo apóstolo Tiago. Sou salvo pela fé ou pelas obras? Hoje em dia, essa briga já tem outro nome, embora seja a mesma de sempre: "Você está na lei ou na graça, irmão?". Outros já acham que se fizerem algo como se tatuar ou tomar uma cerveja seu bilhete para o inferno está garantido. "Libertinos", uns acusam. "Legalistas", outros retrucam. Essa é uma briga feia. Temos que achar graça no meio de tudo isso. Pois é a graça que nos salva. Não há um sequer com mérito. Não posso comprar um lugar no céu. Sobre isso, a Bíblia não deixa dúvidas. Mas ter fé não é somente algo que tenho, é algo que faço.
Onde há fé, obras seguem inexoravelmente. A fé é o poder de Deus agindo em mim para seguir nos passos do Mestre, fazendo o bem e resistindo ao mal. Como está a sua fé?


Bp. Walter McAlister - Bispo Primaz da Aliança das Igrejas Cristãs Nova Vida


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A esposa


"E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Gálatas 6.9"


Senhor, ensina-me a orar por meu marido. Faz com que minhas orações expressem uma autêntica linguagem de amor. Onde o amor morreu, renova este sentimento entre nós. Mostra-me o que verdadeiramente significa amor incondicional, e como transmiti-lo a meu marido de maneira tão clara que ele possa compreender perfeitamente.
Traz a unidade entre nós, de forma que possamos concorda em todas as coisas (Amós 3.3). Possa o Deus de paciência e consolação garantir que mantenhamos nossas mentes em harmonia, e sempre em conformidade com Cristo Jesus (Romanos 15.5).
faz de nós dois uma equipe de verdade, nunca buscando vidas separadas, competitivas ou independentes pelo contrário, procurando trabalhar juntos, tolerando as falhas e fraquezas um do outro, pelo bem maior do casamento. Ajuda-nos a buscar as coisas que possam contribuir para a paz e para a edificação um do outro. (Romanos 14.19 "Assim, pois, seguimos as coisas da paz e também as da edificação de uns para com os outros.")


terça-feira, 2 de agosto de 2011

A esposa


"Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou." Efésios 4.32

Senhor, eu coloco todas as minhas expectativas diante da tua cruz. Quero liberar meu marido do fardo de suprir minhas necessidades em áreas nas quais eu deveria esperar apenas no meu Deus.
Ajuda-me a aceitar meu marido do jeito que ele é, e não tentar mudá-lo. Eu compreendo que, em um ou outro aspecto, é possível que ele nunca mude. Ao mesmo tempo, eu o considero livre da obrigação de mudar em áreas que eu nunca achei que ele seria capaz de fazê-lo.
Deixo todo tipo de mudança que se faça necessária em tuas mãos, Senhor, aceitando incondicionalmente que nem eu nem meu marido somos perfeitos, e nunca seremos.
Apenas tu, Senhor, és perfeito, e espero em ti para ser aperfeiçoada junto com meu marido. Permita que sejamos "inteiramente unidos na mesma disposição mental e no mesmo parecer" (1 Co. 1. 10).

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Vença os obstáculos

Lucas 19.1-6 "Jesus entrou em Jericó, e atravessou a cidade. Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos. Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão. Assim, correi adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: "Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje". Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria"


O texto mostra um momento na vida de um homem incomum que um dia desejou ver quem era o jovem galileu chamado Jesus de Nazaré. mas o que ele jamais poderia imaginar é que seu desejo naquele dia mudaria o curso da sua vida. A princípio, ele não estava nem aí para o que as pessoas poderiam falar sobre sua atitude; ele não deu importância para os comentários que poderiam surgir sobre estar ou não "pagando maior mico da sua história". A atitude de Zaqueu fala ao coração de maneira especial, porque retrata a nossa condição: o que éramos o que somos e o que seremos.
Zaqueu precisou vencer alguns obstáculos para ver Jesus, como o preconceito contra sua profissão e até sua baixa estatura, mas fez o seu melhor e foi ao encontro do Mestre. Uma pessoa pode ter tudo o que sua condição financeira possa lhe proporcionar, e assim mesmo passar pelos anos sem jamais ver o Autor da vida. Todos os que buscaram, Jesus de coração jamais voltaram decepcionados, jamais foram os mesmos! Qual obstáculo impede você de ter um encontro com Jesus? Vença os seus obstáculos hoje!


Prº Antonio Carlos Bastos -ICNV Duque de Caxias (RJ) - Devocional a cada dia uma nova vida ( escritos pelos Bispo e Pastores da Igreja Cristã Nova Vida)